quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Barcelona - uma cidade fantástica!

Olá a todos! Espero que tenham tido um bom início de ano e que 2016 vos traga muitas coisas positivas.

Eu decidi perguntar aos amigos temas para o meu blogue. Não que a inspiração me tenha faltado, mas acho importante ir de encontro aos gostos das pessoas. O tema "viagens" foi-me sugerido pela Manuela Barbot. Obrigada, prima!

A minha última viagem foi a Barcelona. É uma cidade que tem tudo: monumentos lindíssimos, museus maravilhosos, um mercado que dá água na boca (Mercat de la boqueria) e o mar.

Para além de tudo isto, os espanhóis são um povo alegre e as ruas mais "in" de Barcelona estão sempre cheias de movimento.

A presença humana em Barcelona data de 2.000 A.C.. No século I A.C. Os Romanos chegaram a esta cidade, a que deram o nome de Júlia Augusta Faventia Paterna Barcino on Mont Tàber (hoje o Bairro Gótico).

Eu optei por um hotel pertinho das Ramblas e da Praça da Catalunha. Esta é uma das praças principais e, de lá,  tem - se acesso a todo o lado: tem estação de metro, muitos autocarros e autocarros turísticos.

Eu fiquei no "Hotel Catalonia Ramblas", mas não faltam outros hotéis, igualmente bons, nas Ramblas.

Se você for a Barcelona fique pelo menos cinco dias inteiros para poder ver o mais importante.

Esta é a cidade de Gaudí.  Antoni Gaudí foi para Barcelona em 1868 para tirar o curso de arquitectura e permaneceu lá até à sua morte em 1926.

Gaudí embelezou Barcelona com as suas grandes obras: a Basílica da Sagrada Família (que começou a ser construída em 1882). Esta é a mais notável obra de Gaudí e as suas proporções são enormes. Foi lá que Gaudí passou os seus últimos quinze anos de vida. Está sepultado na cripta.

A Sagrada Família é uma obra magnifica e indescritível. Em 1936, durante a Guerra Civil Espanhola, este monumento foi atacado e sofreu um grande incêndio. Nesta catástrofe foram perdidos os documentos e planos de Gaudí e a igreja foi reconstruida mais inspirada na obra deste senhor do que nos seus planos.

Apenas a cripta e a fachada do nascimento foram declaradas património da humanidade pela UNESCO em 2005.

Também do mesmo arquitecto, as famosas Casas Batló e Milá (ou La Pedrera),  ambas no Passeig del Grácia. Esta é a avenida que tem as lojas mais caras de Barcelona como a Channel, a Cartier e a Gucci, entre outras.

A Casa Batló foi construída entre 1904 e 1906 e é património da humanidade desde 2004.

A Casa Milá (ou La Pedrera) foi edificada entre 1906 e 1911 e declarada como património da humanidade em 1984.

Outros exemplos de casas modernistas são a Casa Amatller,  da autoria de Josep Puig e Cadafaich, e a Casa Lleò Morera, de Domènec e Montaner.

Em 1900, Eusebi Güell pediu a Gaudí para desenhar o Park Güell. No início, a ideia era construir uma zona residencial para as pessoas da alta sociedade. Este parque é património da humanidade desde 1984.

Não se esqueça de visitar a Basílica de Santa Maria del Mar, uma esplêndida obra datada do século XVI.

Outro monumento a não perder é o Palau de la musica catalana. Este palácio foi construído entre 1905 e 1908 e é património da humanidade desde 1997.

A Catedral de la Santa Creu e Santa Eulàlia situa-se no Bairro Gótico e começou a ser construída no século XV. Foi graças a Manuel Girona, um comerciante que fez fortuna na América,  que esta catedral foi finalizada no século XIX.

Eu gostaria de destacar um museu - Museo Picasso - e uma fundação - Fundação Miró.

O Museu Picasso foi construído no Palácio de Aguilar (séc.  XII) e contém mais de 3000 obras do pintor.

Pablo Picasso nasceu em Málaga em 1881 e faleceu em Mougins,  França,  em 1973.

A Fundacion Joan Miró esta situada no Monte de Montjuic e foi inaugurada em 1975. A colecção de Miró foi doada por ele e inclui quadros,  esculturas, tecidos, cerâmica e esboços.

Joan Miró nasceu em Barcelona em 1893 e morreu em 1983 em Palma de Maiorca. Foi Doutor Honoris Causa pela Universidade de Barcelona em 1979 e recebeu a Medalha de Ouro das Belas Artes das mãos do Rei Juan Carlos em 1980.

O Hospital de La Santa Creu i Sant Pau foi inaugurado em 1930 e é uma obra dia arquitectos Domènech e Montaner. É património da humanidade desde 1997.

Não deixe de visitar o Mercat de la boqueria e de se deliciar com os produtos frescos e lindamente expostos.

Para terminar eu gostaria de vos falar da zona das Ramblas. É uma das áreas mais emblemáticas da cidade, onde se encontram pequenas lojas dos dois lados da parte pedonal.

Quem desce as Ramblas encontrará uma zona exclusivamente dedicada às flores.

Quase no inicio das Ramblas encontra a Font de Canaletes. Segundo a lenda, quem beber água daquela fonte enamorar-se-á de Barcelona e voltará lá.
Nesta zona poderá visitar o Mercat de la boqueria,  a Font de Canaletes,  a Casa Bruno Cuadros,  a Casa Figueras,  o Grand Teatre del Liceu,  etc.

Os caneletes são bonecos de barro pintados e com o rabo à mostra. São típicos de lá e há caneletes para todos os gostos: Madonna,  Messi,  Angela Merkel, Freddie Mercury, etc.

Boas viagens e até breve!

Fontes: soldebarcelona.es
wikipedia.org;
livro "Barcelona", de John Lafond;
livro "Miró", da Equipo Tikal;
livro "Basilic of the Sagrada Familia", de Jordi Bonet e Armengol;
livro "Antoni Gaudí - sus obras en Barcelona", das Dosdearte Ediciones.








3 comentários:

  1. Acabei de ler a discrição, da tua viagem e estadia em Barcelona.
    Gostei muito e acho que Barcelona é realmente uma cidade maravilhosa.
    Beijinhos e Parabéns. Nita

    ResponderEliminar