quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Alguns símbolos da sabedoria

Há três anos atrás,  fui a uma consulta e, mal entrei no gabinete médico, fiquei estupefacta, pois tinha uns quinhentos ou mais mochos a olharem para mim! De prata, tecido,  madeira,  porcelana, latão, vidro, etc.

Eu estava muito mal porque a minha mãe tinha partido há pouco tempo e ainda fiquei pior com aquela parafernália de mochos! É que este é um animal que não me diz absolutamente nada e pelo qual eu não nutro a menor simpatia. Eu associo este bicho à escuridão e eu gosto é de luz!

Hoje vamos falar sobre símbolos de sabedoria.

" O sábio não se exibe e vejam como é notado. Renúncia a si mesmo e jamais é esquecido." Lao-Tsé

" O começo da sabedoria é desejá-la. " Ibn Gabirol

O mocho

O mocho simboliza a sabedoria,  a inteligência, o mistério.
Na mitologia grega, Atena, deusa da sabedoria e da justiça, tinha como mascote uma coruja. Os filósofos gregos acreditavam que a noite era o melhor momento para que as revelações filosóficas e intelectuais acontecessem e, como a coruja é um animal de hábitos nocturnos,  acabou por ser associada à actividade intelectual e à sabedoria.
A deusa romana Minerva era igualmente representada por este animal.
Uma das divindades hindus chamada "Lakshmi" também tem o símbolo da coruja, mas branca.

A serpente

A serpente é o símbolo da sabedoria no médio oriente e representa um saber instintivo, também associado ao auto-conhecimento.
Na mitologia cristã,  a serpente é aquela que instiga a busca de conhecimento ou informação proibida. O veneno da serpente tanto pode matar como curar, assim como a sabedoria que pode ser usada para o bem ou para o mal.

O olho de Hórus

Símbolo egípcio,  o olho de Hórus simboliza a sabedoria,   a prosperidade e a clarividência,  alcançada através da sintonia e equilíbrio entre os cinco sentidos e a mente.
Hórus era o deus dos céus. Era filho de Osíris e de Ísis e possuía cabeça de falcão.
Para se vingar da morte do pai, Hórus enfrenta Seth, o deus do caos, e acaba por perder o olho esquerdo.
No Egipto, o olho de Hórus tornou - se um símbolo de protecção e força e tinha poderes curativos.

Triskle - símbolo celta

Este símbolo evoca os quatro elementos da natureza; a água, a terra, o fogo e o ar.

A deusa Atena

Na mitologia grega esta é a deusa da civilização e da guerra,  mas também da sabedoria é da justiça.

Boa sexta feira e um fim de semana excelente!

Fonte: dicionário dos símbolos.







Sem comentários:

Enviar um comentário