terça-feira, 27 de outubro de 2015

Como vêem o mundo as pessoas daltónicas?

Olá!
Antes de "me pôr na pele" de uma pessoa que sofre de daltonismo, eu quero tecer duas considerações.
Em primeiro lugar, eu não gostei nem um pouco do meu artigo sobre algumas curiosidades do Livro Guiness dos Recordes!
Em segundo lugar,  é lamentável ter que reconhecer que,  desde que eu mostrei a minha vertente política no facebook, muitas pessoas deixaram de ler o meu blogue. Eu não escolho os meus amigos nem as pessoas com quem me relaciono de acordo com a sua ideologia política, mas pelo seu carácter. Gostaria até de sublinhar que tenho amigos de esquerda e de direita. Mas, cada um tem a sua visão das coisas e ainda bem!

Nem todas as pessoas vêem o mundo da mesma forma e este facto não se deve apenas a diferentes situações socioeconómicas. Há pessoas que vêem o mundo menos colorido.

Por vezes, devemos por - nos no lugar das outras pessoas. Na realidade em que vivemos há outras realidades diferentes da nossa.

No século XVIII, John Dalton começou a estudar esta "anomalia" por ser portador da mesma. Este problema está geneticamente ligado ao cromossoma X e, portanto, afecta mais homens do que mulheres (os homens têm só um cromossoma X e as mulheres dois).

Os daltónicos vêem algumas cores alteradas, principalmente o verde, o vermelho,  o azul e as cores que derivam destas.
A discromatopsia (daltonismo) afecta células localizadas na nossa retina, chamadas cones, que são as responsáveis pela nossa percepção das cores.
O daltonismo é uma anomalia recessiva do cromossoma X.
Não existe tratamento ou cura para a discromatopsia,  mas é possível encontrar lentes e óculos que ajudam a minimizar o problema.

Tipos de daltonismo

1 - Protanopia - é quando há diminuição ou ausência do pigmento vermelho. Em vez desta cor o daltónico pode ver tons de castanho, verde ou cinza. Isto varia de acordo com a quantidade de pigmentos que o objecto tem. O verde costuma parecer semelhante ao vermelho.

2 - Deuteranopia - é quando não se vê a cor verde. Os tons vistos são acastanhados. Ao observar uma árvore,  a pessoa com este tipo de daltonismo vê tudo da mesma cor e com uma pequena diferença de tonalidade entre o tronco e as folhas.

3 - Tritanopia - Esta é a espécie mais rara da discromatopsia e interfere na percepção do azul e do amarelo. Não se perde a visão total do azul, mas as tonalidades que se vêem são diferentes. O amarelo passa a rosa claro e o laranja não existe.

Vá a g1.globo.com para ver a diferença de visualização de cores de um daltónico e uma pessoa sem este problema.

Fontes: Wikipédia, mundoestranho e g1.globo.com.






Sem comentários:

Enviar um comentário